26 de April de 2023
Variar a série ou ter série fixa na musculação?
Vamos de assunto controverso aqui para debatermos!
Variar série ou manter uma série fixa, na maioria das vezes depende de diversos fatores que fogem da escolha do praticante. Por exemplo, uma vasta maioria de pessoas que treina musculação em academia segue o programa feito pelo professor, e só muda a cada 3 meses pois essa é a orientação recebida. Mas vamos pensar a respeito disso e analisar alguns fatos:
1. Em uma academia com centenas, às vezes milhares, de alunos, onde normalmente se tem 1 a 3 professores em sala, seria inviável mudar a série de todos os alunos todo dia! Não seria possível nem mesmo mudar toda semana! Tendo em vista a dinâmica do trabalho de um professor de sala de musculação, que além de passar a série dos alunos tem que orientar todas as pessoas que tiverem treinando naquele horário, mudar de série a cada 3 meses virou um padrão estipulado há décadas atrás, que de um jeito ou de outro, funciona! Parte da decisão de usar esse sistema não tem relação com a qualidade do treino mas com a necessidade de manter os custos das academias mais baixos, com reduzido quadro de profissionais de educação física.
2. É fato que quando você muda a série, você “sente” muito mais o trabalho muscular na 1ª semana, sentindo aquela dor muscular pós-treino, e conforme passam as semanas, você “acostuma” com a série. Depois de um mês, já está totalmente adaptado àquela série, mesmo fazendo uma evolução da carga sempre que possível!
3. A maioria das pessoas não conhece variedade o suficiente de exercícios para cada parte do corpo para fazer essa variação sozinha.
4. Na verdade, uma vasta maioria das pessoas não sabe nem que musculatura cada exercício trabalha, pois segue a série prescrita sem prestar atenção ou nem mesmo tem vontade de aprender isso.
5. A variedade de treino é algo muito vista em treinamento de fisiculturistas, que procuram trabalhar os músculos de todas as maneiras e angulações possíveis, afim de obter um desenvolvimento completo de cada musculatura.
6. Pessoas que treinam com seu próprio treinador (Personal) tem uma possibilidade maior de fazer essa variação de estímulo a cada treino, mas nem sempre o profissional opta por essa abordagem.
Após abordarmos todas essas opções, ainda não respondemos a pergunta inicial, se afinal o que é melhor, variar ou manter a série por mais tempo? Como falamos no início, apesar de ser um assunto controverso, cada professor tem sua opinião, baseada em estudos e/ou na própria experiencia como profissional. O Professor Andrei Britto, criador do Método FITTED, prefere essa variação diária, e isso é um dos componentes principais da programação de treinos no app FITTED. Cada dia um treino diferente! Assim você tem os benefícios de estimular a musculatura de todas as maneiras possíveis, fazendo com que seu corpo nunca se acostume com o treino, e assim tendo sempre uma resposta muscular intensa, evitando a adaptação dos músculos que ocorre ao repetir um treino igual várias vezes. Um outro fator interessante é que ao ter nova série a cada dia, o aluno precisa estar mais presente, a mente atenta ao treino. Há um ganho importante de concentração já que não é possível “entrar no automático”.
Ao programar a musculação do app FITTED assim, Andrei conseguiu fazer com que sem que você tenha que conhecer muito sobre exercício, nem que tenha que contratar um “Personal”, possa usufruir desse benefício que até então estava disponível apenas a poucos privilegiados!
Baixe o app e experimente para perceber essa diferença! Deixe nos comentários sua opinião ou dúvidas a respeito do tema!
Para enviar seu comentário, preecha os campos abaixo:
Comentários: 0
Seja o primeiro a comentar