19 de June de 2023
Como escolher o treino de força certo?
Já há muitas décadas as pesquisas científicas apontam os benefícios do treinamento de força, como aumento da massa muscular, propiocepção, coordenação, melhora do equilíbrio, da postura e se fala até em longevidade. Mas são tantas as opções de treinamento que pode ser difícil escolher por qual começar.
O Professor de Educação Física Andrei Britto sugere avaliar as atividades de acordo com sua personalidade e seu objetivo, e levar em conta também sua disponibilidade. Ou seja, pessoas que preferem atividades coletivas, com mais socialização entre praticantes podem pensar em atividades como Cross Training, aulas de Treinamento Funcional, ou o Yoga. E essas 3 atividades apesar de terem aulas coletivas possuem características muito diferentes entre si. O Cross talvez mais indicado para aqueles que gostam de desafios, treinos intensos, tem espírito competitivo e tem disponibilidade para ir em um local que possui essa atividade ou ter estes equipamentos em casa. Treinamento Funcional para quem procura atividades com menos impacto, lúdicas, e com pouca ou nenhuma utilização de equipamentos e o Yoga para quem procura algo mais calmo, tranquilizante e terapêutico, que utiliza apenas um tapetinho e pode ser praticado em qualquer lugar.
Para aqueles que preferem atividades individuais, temos a musculação, Ginástica Olímpica, Levantamento de Peso Olímpico ou aulas individuais mais específicas como, por exemplo, Treinamento com Kettlebell. Vale aqui também avaliar essas atividades de acordo com sua personalidade, objetivo e disponibilidade. A musculação pode ser feita em academia utilizando grande variedade de equipamentos assim como em casa utilizados pesos livres, como halteres, barras, etc, e é hoje em dia considerada por muitos médicos como fundamental para saúde e longevidade mesmo que você pratique esportes ou outras atividades físicas. Possivelmente é a atividade que engloba a maior variedade de pessoas praticantes. A Ginastica Olímpica ou Levantamento de Peso Olímpico exigem ter acesso a um local equipado para tais atividades e costumam atrair pessoas com certa experiência em algum tipo de treinamento pois exigem muita potência muscular, e que procuram desafios e ambiente competitivo. Aulas individuais com Kettlebell exigem também uma certa experiência prévia com algum outro treinamento de força pois demanda bastante potencia e coordenação.
Pensando em todas essa variáveis o Professor Andrei Britto desenvolveu o Método FITTED onde utiliza uma ou mais dessas atividades combinadas para oferecer um treino diferente por dia para seus clientes.
O app FITTED foi cuidadosamente pensado para que através das 6 perguntas do questionário que o cliente responde ao se cadastrar possamos conhecer o seu objetivo, suas atividades favoritas, que tipo de espaço você tem disponível para treinar, que tipo de equipamento você tem disponível (ou se não possui nenhum equipamento), e quanto de atividade física você tem praticado recentemente para que através da combinação de todas essas informações o app possa sugerir as atividades mais indicadas de acordo com seu perfil, e também que intensidade de treinos ou aulas oferecer.
O app FITTED possui 8 categorias de atividades diferentes, e 6 delas possuem Treino de Força , entre elas Musculação (em academia com todos equipamentos ou em casa com apenas um par de halter), Cross (em uma “box” com todos equipamentos ou em casa com apenas um par de halter), Bodyweight (Treino Funcional com apenas o peso do corpo), Treino com Kettlebell, Yoga (com 5 tipos diferentes de aulas, com durações de 60, 30 ou 15min), e Core (treino da musculatura abdominal e lombar).
Assim você tem todo dia um treino ou aula diferente, para que independente da sua personalidade, objetivo e disponibilidade, possa desfrutar dos benefícios do Treinamento de Força! Baixe o app FITTED nas lojas e faça seu cadastro!
Para enviar seu comentário, preecha os campos abaixo:
Comentários: 0
Seja o primeiro a comentar